A família das cordas tem este nome devido às cordas de tripa, metal ou náilon tencionadas ao longo dos instrumentos. Neles, o som é produzido pela fricção do arco na corda, ou através de ‘leves puxões’ na corda com o dedo. Em italiano, esse dedilhado recebe o nome de pizzicato.
Os instrumentos de madeira utilizam a vibração do ar em tubos com orifícios, normalmente através de palhetas (pequenas tiras de bambu especialmente moldadas) para produzir sons musicais doces e delicados. Apesar do que indica o seu nome, nem todos os instrumentos desta família são feitos de madeira, alguns são feitos também de metal.
A família dos metais está composta por instrumentos de sopro nos quais o som é produzido pela vibração do ar dentro do tubo do instrumento. Ao contrário dos instrumentos de madeira que usam palhetas, no naipe dos metais o ar é posto em movimento pela vibração dos lábios do intérprete.
Os instrumentos de percussão são aqueles cujo som é produzido quando eles são golpeados, raspados ou agitados. Apesar da gama ampla de instrumentos, esta família é dividida em dois grandes grupos: os de instrumentos afinados, como tímpanos e xilofone, e instrumentos de efeitos, como triângulo, prato, pandeiro, gongo etc.
Todos os instrumentos desta família têm um ponto importante em comum: o acionamento de teclas para a emissão do som. Já a produção sonora depende de características peculiares de cada instrumento: no piano, as cordas; no órgão de tubos, o ar; e nos teclados o sistema eletrônico empregado.
© 2019 Coral Bevilacqua - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Mikz Development