Quantas músicas para uma cerimônia de casamento?

Como escolher as músicas para o casamento?

Quais são os momentos com música na cerimônia?

 


O número de músicas na cerimônia depende de alguns fatores, em especial, o local casamento. Na maioria das igrejas, é comum que haja um roteiro pré-determinado, então, para que seu casamento saia bem organizado, é sempre importante se informar sobre as ‘regrinhas’ do cerimonial com antecedência.

Se o casamento acontecer num espaço de eventos, o roteiro será mais flexível. Mesmo assim, tome o cuidado para não ‘criar muitos cortejos’... e ‘picotar’ a cerimônia. :)

 

A estrutura básica de roteiro de músicas para o casamento segue o seguinte modelo:

 


‘Sala de Espera’

        A ‘sala de espera’ é um conjunto de músicas que nós costumamos tocar dentro da igreja (do espaço) para os convidados que já chegaram e estão aguardando o início da cerimônia.

        Dica: colocar aqui aquela música que vocês queriam muito, mas que não foi possível encaixar nos momentos a seguir.

 


Entrada do noivo e Entrada dos padrinhos

        Elas podem ser feitas numa mesma música ou pode ter uma música para a entrada do noivo e outra música para a entrada dos padrinhos.

        Dica: neste caso, recomendo que tenha um ‘contraste’ de estilos entre as músicas (com maior ênfase na entrada do noivo, é claro!).

 


Entrada de damas, pajens e avós

        Essa entrada pode ser feita antes da entrada da noiva ou então durante a cerimônia perto da benção/troca das alianças. Em geral, a idade das crianças e a presença dos pais no altar ou não ajudam a contribuir para a decisão de ser ‘antes’ ou ‘depois’ da noiva.

        Nos casamentos em que não há crianças, a entrada das avós com as alianças é algo que também pode dar um toque de emoção na cerimônia.

        Dica: é claro que, em cada um dos casos, o tipo de música tem que ser diferente... um destacando o clima mais infantil e descontraído... e o outro destacando a delicadeza o exemplo de vida das gerações anteriores.

 


Entrada da noiva

        Que os noivos nos desculpem, mas é o principal momento do casamento. :)

        Inclusive, temos um texto que fala só das opções de música para este momento (veja aqui). Basicamente, eu indico que seja a Marcha nupcial ou alguma outra música que também dê, para a noiva, uma grande emoção.




         Dica: sempre tenha um anúncio com clarins e/ou campanas. Isso faz os convidados se arrepiarem ainda mais com a expectativa da entrada da noiva.



Benção das alianças

        O momento da benção e troca de alianças, nos casamentos com vínculo religioso, pede uma música que desperte a espiritualidade de cada dos presentes. Nos casamentos católicos, a Ave Maria é a música mais tradicional.



        Dica: na nossa playlist do youtube, temos a mais escolhida, que é a Ave Maria composta por Gounod, mas também temos outras versões muito emocionantes para quem quiser variar um pouquinho.



Assinaturas

        Em alguns casamentos, a assinatura da ata da cerimônia religiosa ou do casamento civil já acontece ‘junto’ dos cumprimentos e, em outros casamentos, acaba tendo uma música reservada só para esse momento.

        Dica: se tiver uma música só para assinatura, sugiro que seja uma música mais ‘light’, se não, ela pode ofuscar os cumprimentos que vêm logo em seguida.


 

Cumprimentos

        Para essa etapa da cerimônia, costumamos sugerir a escolha de duas músicas. Uma será a ‘oficial’ e outra ficará como ‘reserva’. Isso é importante pois, como não conseguimos prever a duração dos cumprimentos, é melhor ter uma segunda música escolhida do que ficar repetindo várias vezes uma única canção. E daí, claro, como maestro, eu oriento os noivos para escolherem músicas que combinem entre si.

        Dica: esse momento tem que ser de eemmoocciioonnaarr! Podem exagerar no romantismo!

 


Saída dos padrinhos e Saída dos noivos

        Da mesma forma que a entrada do noivo com a dos padrinhos, a saída pode ser feita com todos saindo numa mesma música ou com uma música para saírem os padrinhos e outra música para saírem os noivos. Não tem opção melhor ou pior, é só uma preferência por vivenciar todo esse momento marcado só com uma música, ou então, criar dois momentos diferentes.

        Dica: as duas músicas têm que ser alegres mas, a dos noivos tem que ser mais vibrante ainda do que a música dos padrinhos. Nisso, eu ajudo vocês. Fiquem tranquilos!:




I say a little prayer for you


Marry you


Without you



Para ver muitas outras saídas e momentos de cerimônias, vejam nosso perfil no Instagram (@bevilacquacoral)!